sábado, 23 de julho de 2011

Projeto Animais

   Tema: Os animais

   Título: Afinal que bicharada é essa?

   Período de duração: aproximadamnte dez dias.

   Justificativa: Valorizar os animais é uma forma de prezervar a cultura de um povo. Em nossas aulas as crianças devem perceber as diferenças entre os animais como: maníferos, répteis, anfíbios, etc.
   Permitir que as crianças questionem e pesquisem com familiares sobre os assuntos abordados em sala de aula e levar a turma a perceber por meio de imagens, relatos, etc, as diferenças entre os animais. Deixando claro a importância que eles tem em nossas vidas e no ambiente em que vivemos.

   Objetivo geral: Valorizar e ampliar os conhecimentos da crinça, estimulando a curiosidade em saber sobre os vários tipos de animais.

   Atividade desencadeadora: Os animais do mundinho. Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen.

   Atividades previstas: Português -> Hora do Conto: Os animais do mundinho. Autora: Ingrid Biesemeyer Bellinghausen
                                                       Maria vai com as outras. Autora: Sylvia Orthof.
                                                       Conversação
                                                       Questionamentos orais
                                                       Questionamentos escritos
                                                       Compreensão e interpretação
                                                       Leitura silenciosa e oral
                                                       Construção de frases
                                                       Produção textual
                                                       Separação silábica
                                                    
                               Matemática -> Leitura e escrita de numerais
                                                      Cálculos com adição e subtração
                                                       Palavras escondidas
                                                       Problemas matemáticos
 
                          Estudos Sociais-> Contrução de painéis: Onde os animais moram?

                     Educação Artística -> Pintura e desenho
                                                        Recorte e colagem
                                                        Construção de bonecos
                                                        Técnica do giz molhado
                                                        Técnica da tinta com ovo
                                                        Confecção de convite
                                                        Técnica do bombril
                                                        Construção de painéis

                         Ensino Religioso -> Construção coletiva das regras de convivência
                                                        Bonecos com as diferenças

                        Educação Física ->  Alongamento
                                                       Aquecimento
                                                       Alerta dos animais
                                                       Cada macaco no seu galho
                                                       Telefone sem fio
                                                       Canguru
                                                       Caixinha de surpresas
                                                       Toca do coelho
                                                       Rabinho de ovelha
                                                       Imitando os animais

                                    Ciências -> Construção de cardápios

   Atividade de culminância: Integração família x escola, os alunos deverão trazer para a sala de aula um objeto que represente o animal de estimação que eles gostariam de ter, e deverão falar para os familiares e colegas porque eles gostam desse animal.
   Os alunos irão falar como foi ter feito todos os trabalhos durante o projeto.

   Avaliação: Será feita através da observação direta visando a participação dos alunos no desenvolvimento as atividades previstas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário